01/06/2015 - 12:35
A Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Bolsa de Valores Ambientais do Rio de Janeiro (BVRio) promovem amanhã, dia 2 de junho, debate para discussão sobre a implementação do Código Florestal, aprovado em 2012, e as perspectivas para os próximos anos. O evento será realizado das 8h30 às 12h30, na sede da SRB, em São Paulo, localizada na Rua Formosa, 367, 19º andar, Anhangabaú.
Já estão confirmadas as presenças de Francisco Gaetani, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Raimundo Deusdará, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e Patrícia Iglecias, secretária estadual do Meio Ambiente de São Paulo.
O evento também marcará o lançamento do Portal de Regularização Ambiental, resultado de uma parceria entre a SRB e a BVRio, para disciplinar o registro ambiental de propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico criado para classificar imóveis agrícolas.
A proposta do evento é reunir representantes do poder público, entidades representativas, empresas do agronegócio, além de produtores rurais e profissionais liberais para alertar a sociedade civil sobre a necessidade de realização do CAR e evidenciar seus pontos de atenção, como forma de conciliar a segurança jurídica ao produtor e a preservação do meio ambiente.
Programação
8h30 – Café da manhã de boas vindas
9h00 – Primeiro Painel: Balanço sobre a implementação do Código Florestal e perspectivas para os próximos anos: apresentação de 10min e debate (palestrantes: Francisco Gaetani – Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente; Raimundo Deusdará – Diretor-Geral do Serviço Florestal Brasileiro do MMA; Arnaldo Jardim – Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Patricia Iglecias – Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo;e Gustavo Diniz Junqueira – Presidente da SRB. mediador: Marcelo Vieira – Vice-Presidente de Sustentabilidade da SRB)
10h30 – A Regularização Ambiental e os mecanismos de remuneração dos ativos ambientais: apresentação de 10min e debate (Plínio Ribeiro – Biofílica; Paulo Henrique Pereira – Secretário do Meio Ambiente de Extrema-MG; Marcelo Feitosa- OAB-Goiás; e Juliano Assunção- Climate Policy Iniciativa-CPI. Mediador: Werner Grau – Pinheiro Neto Advogados)
12h00 – Lançamento Portal de Regularização Ambiental SRB. Apresentação: Gustavo Diniz Junqueira – SRB e Maurício Moura Costa – BVRio
12h30 – Encerramento
Fonte: Ascom