03/10/2016 - 18:13
Compartilhar conhecimento científico e tecnológico e aproximar a sociedade do universo da pesquisa. Esse é o mote da Virada Científica, evento que acontecerá no próximo dia 13/10, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).
A Virada Científica integra a programação da 59ª Semana “Luiz de Queiroz”, com atividades gratuitas à população. Entre 8h30 e 17h, apresentações musicais, exposições, oficinas, visitas monitoradas e atividades físicas envolverão a comunidade afim de integrá-la ao mundo da academia.
A iniciativa é da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, realização da Diretoria da ESALQ, Comissão de Cultura e Extensão Universitária/Serviço de Cultura e Extensão Universitária e Departamentos da ESALQ e apoio da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ)
Informações no endereço www4.esalq.usp.br/svcex/agenda-cultural, e-mail svcex@usp.br ou fone (19) 3429 4433/4491/4499.
PROGRAMAÇÃO:
ABERTURA OFICIAL
Prof. Luiz Gustavo Nussio – Diretor da ESALQ
Prof. Pedro Valentim Marques – Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ/USP
APRESENTAÇÃO DO CORAL LUIZ DE QUEIROZ
Programa: Hino Nacional – Hino da ESALQ – Azulão – Maracangalha
Horário: 8h30
Local: Museu “Luiz de Queiroz”
Classificação do público: Livre
Responsáveis:
Serviço de Cultura e Extensão Universitária – (SVCEx) – CORAL LUIZ DE QUEIROZ – regente titular e diretora artística Maestrina Cíntia Pinotti. Composto por alunos, servidores, dependentes e pessoas da comunidade. Tem como finalidade estudar e apresentar o universo da música coral, proporcionando a confraternização e valorização da comunidade esalqueana.
BOTÂNICA: PLANTAS MEDICINAIS, CONDIMENTARES E AROMÁTICAS
Objetivo: As plantas medicinais (e suas espécies afins, as aromáticas e as condimentares) estão ligadas ao ser humano desde a sua aparição sobre a Terra. Na Grécia Clássica os tratamentos da saúde envolviam passeios por jardins com plantas medicinais, conforme orientação de Hipócrates. O Horto de Plantas Medicinais “Prof. Dr. Walter R. Accorsi”, do Departamento de Ciências Biológicas/ ESALQ/ USP, possui cerca de 220 espécies em seu acervo, sendo, portanto, uma importante área de visitação para quem deseja adquirir conhecimentos sobre esse assunto. Nas visitas serão apresentadas espécies importantes da nossa flora (urucum, embaúba, espinheira-santa, erva-baleeira, ora-pro-nobis etc.) e de diversos outros países e continentes (capuchinha, açafrão-da-índia, violeta, bálsamo etc.).
Horário: 10h; 12h45; 14h; 16h (30 minutos/turma)
Local: Departamento de Ciências Biológicas, LCB/Horto de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas “Prof. Dr. Walter Accorsi”
Classificação do público: Livre
Vagas: 25 pessoas/turma
Duração: 30 min/sessão
Responsáveis:
Departamento de Ciências Biológicas – LCB – Prof. Dr. Lindolpho Capellari Jr. e Ariane Vitória Silvestre Hannes (estagiária do GeWA – Grupos de Estudos Walter Accorsi)
COMO CUIDAR DE UM POMAR CASEIRO DE FRUTAS?
Objetivo: Os pomares caseiros apresentam grande diversidade de plantas que proporcionam alimento e lazer às pessoas que as cultivam. Os cuidados com o pomar doméstico iniciam-se com a escolha das plantas e cultivares mais adaptadas às condições climáticas e o correto preparo do solo e da cova de plantio. Posteriormente ao plantio, determinam-se os tratos culturais para o melhor desenvolvimento das plantas como controle de pragas, doenças, plantas daninhas, adubação e poda, sempre objetivando colher frutos de qualidade. O presente módulo visa informar aos visitantes sobre os principais cuidados que devem ser adotados na implantação e manutenção desses pomares caseiros.
Horário: das 9h30 às 11h
Duração: 30 min/sessão
Local: Departamento de Produção Vegetal – LPV/Setor de Horticultura / Canteiros e viveiros do Grupo de Extensão: Práticas em Fruticultura – GPF
Vagas: 30 pessoas
Classificação do público: Livre
Responsáveis: Departamento de Produção Vegetal – Profa. Simone Rodrigues da Silva. Alunos: Alexsander Junio Gonella, Leticia Sant’Anna Motta, Nicola Furlam Lunghi, Eder de Araujo Cintra, Antonio Carlos Fernandes
COMO PRODUZIR MUDAS FRUTÍFERAS?
Objetivo: As plantas podem ser multiplicadas por sementes ou por métodos vegetativos como estaquia, mergulhia, enxertia e estruturas especializadas. O presente módulo objetiva demonstrar aos visitantes as técnicas acima descritas, para que sejam produzidas mudas de qualidade, as quais formarão pomares domésticos produtivos e sadios.
Horário: das 14h30 às 17h
Duração: 30 min/sessão
Local: Departamento de Produção Vegetal – LPV – Setor de Horticultura / Canteiros e viveiros do Grupo de Extensão: Práticas em Fruticultura – GPF
Público: 30 pessoas
Classificação do público: Livre
Responsáveis:
Departamento de Produção Vegetal – Profa. Simone Rodrigues da Silva. Alunos: Alexsander Junio Gonella, Leticia Sant’Anna Motta, Mariana Ribeiro da Costa Souza, Nicola Furlam Lunghi, Vinícius Henrique Soares da Silva, Eder de Araujo Cintra e Antonio Carlos Fernandes
AS HISTÓRIAS QUE AS ÁRVORES NOS CONTAM
Atividade (1) As árvores: sua origem, como se classificam e como evoluíram
Atividade (2) Como as plantas funcionam
Objetivo: Mostrar ao público leigo a origem, a classificação e a evolução das árvores. Como as árvores são datadas e como registram os eventos climáticos que ocorrem ao longo de sua vida. Explicar o crescimento e as principais funções vitais das árvores em comparação com outras plantas, através de práticas em laboratório.
Horário: das 9h às 11h – 40 minutos (atividade 1), 40 minutos (atividade 2) e 40 minutos (aula prática e perguntas).
Local: Departamento de Ciências Florestais/Laboratório Didático Multiusuário – LDM Vagas: 40 pessoas
Classificação do público: Livre
Responsáveis:
Departamento de Ciências Florestais – LCF – Prof. Antonio Natal Gonçalves – Prof. Mário Tommasiello Filho – Alexandre Vendemiatti – técnico de laboratório do Departamento de Ciências Florestais – Pós-graduandos: Luciana K. V. dos S. Sousa e Daigard Ricardo O. Rodriguez
Obs.: É necessária inscrição prévia (alvendem@usp.br), informando: Nome, E-mail, Telefone, Área de Atuação.
AGRICULTURA DE PRECISÃO
Objetivo: Apresentar à comunidade as principais ferramentas de agricultura de precisão, como GPS, sensores de planta e de solo, bem como suas aplicações em campo.
Horário de início: 09h
Duração: 30 minutos/sessão – Demonstrações contínuas, de meia em meia hora
Local: Departamento de Engenharia de Biossistemas, Laboratório de Agricultura de Precisão
Vagas: 20 pessoas/sessão
Classificação do público: Livre
Responsáveis:
Departamento de Engenharia de Biossistemas – Prof. José Paulo Molin; Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão – gMAP: Tatiana Fernanda Canata, Felippe Hoffmann Silva Karp
MECANIZAÇÃO DA AGRICULTURA
Objetivo: As máquinas utilizadas na produção de alimentos são indispensáveis para a agricultura moderna. Ainda assim são pouco conhecidas pela maior parte das pessoas. Nesta estação o objetivo será demonstrar a história evolutiva de máquinas e ferramentas. Haverá a demonstração de tratores modernos com oportunidade de participação do público em um test-drive.
Horário: 09h30; 10h30; 11h30 (60 minutos)
Vagas: 30 pessoas/sessão
Duração: 60 min/sessão
Local: Departamento de Engenharia de Biossistemas/ Galpão de Máquinas
Classificação do público: Livre (crianças desde que acompanhadas por adultos responsáveis)
Responsáveis:
Departamento de Engenharia de Biossistemas – Professores: Leandro M. Gimenez, Thiago L. Romanelli e Marcos Milan
A METEOROLOGIA E A PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Objetivo: Apresentar a instrumentação meteorológica e explicar como relacionar os elementos medidos à produção agrícola.
Horário de início: das 9h às 17h
Duração: 20 a 30 minutos/sessão
Local: Departamento de Engenharia de Biossistemas/Laboratório de Modelagem de Sistemas Agrícolas Tropicais/Setor de Máquinas e Mecanização
Vagas: 15 pessoas/sessão
Classificação do público: Livre
Responsáveis:
Departamento de Engenharia de Biossistemas – Prof. Felipe Gustavo Pilau – Grupo de Extensão Agrimet
AGROECOLOGIA NO DIA-DIA: BIODIVERSIDADE ALIMENTAR E COMPOSTAGEM
Objetivo: Explanação dos conceitos de Biodiversidade Alimentar e Compostagem. Realização de atividades práticas.
Horário: Das 14h às 17h
Duração: 40 minutos/sessão
Vagas: 15 pessoas/sessão
Local: Sede do CEPARA – (localizada atrás do museu “Luiz de Queiroz”, perto do galpão do USP Recicla.
Classificação do público: A partir de 12 anos.
Responsáveis: Núcleo de Agroecologia Nheengatu – Ademir de Lucas – Bruno Benati
OFICINAS
ESTERIFICAÇÃO DE ALIMENTOS
Objetivo: Conhecer e entender a encapsulação ou imobilização de alimentos. Uma técnica de gastronomia molecular, através dos olhos de um cientista de alimentos.
Horário: das 9h às 10h e das 14h às 15h
Duração: 60 min/sessão
Local: Museu “Luiz de Queiroz”
Classificação do Público: Livre
Vagas: 20/turma
Responsáveis:
Obs.|: A oficina será realizada com corantes e no final de cada sessão haverá a apresentação do curso.
Responsáveis: Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, Profas. Sandra Helena da Cruz e Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
CONHECENDO O CIENTISTA DE ALIMENTOS
Objetivo: Apresentar o profissional formado pela Universidade. Para isso planeja-se:
– Apresentação em slides do curso de Ciências dos Alimentos, dando destaque as diferentes áreas de atuação do profissional e a importância do mesmo;
– Demonstração de pesquisas desenvolvidas por estudantes e profissionais já formados;
– Sessão de dúvidas e discussão com o público presente.
Horários: Sessão 1: das 10h40 às 11h20 /Sessão 2: das 15h40 às 16h20
Duração: 40 min/sessão
Local: Museu “Luiz de Queiroz”
Classificação do Público: Livre
Vagas:
Responsáveis: Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, Profa. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, Aluna Viviane Deroldo Sabadoti.
CAPTAÇÃO DOMÉSTICA DE ÁGUA DA CHUVA
Objetivo: Atividade pretende compartilhar a importância sobre o uso adequado da água, as maneiras de funcionamento de um sistema de captação doméstica de água da chuva, possibilitando ao participante a implementação/adaptação do sistema em sua moradia.
Horário: das 9h às 10h e das 15h às 16h
Duração: 1 hora
Local: Museu “Luiz de Queiroz”
Classificação do público: Acima de 16 anos
Vagas: 30 pessoas
Responsáveis:
USP Recicla – Ana Maria de Meira – Educadora da Prefeitura do Campus “Luiz de Queiroz”. Alunos: Beatriz Silvano, Yasmin Hess
FABRICAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS COM RESÍDUOS MADEIREIROS DA ARBORIZAÇÃO URBANA
Objetivo: Fornecer informações básicas sobre o potencial de aproveitamento de resíduos madeireiros na fabricação de instrumentos musicais, neste caso, Wood Blocks. Para tanto, será realizada uma palestra de 30 minutos, 2 horas de atividade prática com a fabricação dos instrumentos, 1 hora de ensaio de músicas utilizando os instrumentos (sob a coordenação da Maestrina Cíntia Pinotti) e 30 minutos de apresentação do grupo no Restaurante Universitário da ESALQ.
Horário: das 8h às 12h
Duração: 4 horas
Local: Departamento de Ciências Florestais/ Laboratório de Processamento Mecânico da Madeira
Classificação do público: Adultos a partir de 18 anos
Vagas: 10 pessoas
Responsáveis: Profa. Adriana Maria Nolasco – Maestrina Cíntia Pinotti
REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS
Objetivo: O objetivo da atividade é incentivar a reutilização de materiais que seriam descartados, além de destacar a importância da prática dos 3 Rs (reduzir, reutilizar, reciclar) e outras questões ambientais atuais, como por exemplo consumo excessivo, gerenciamento adequado dos resíduos, entre outros.
Horário: 13h às 15h
Duração: 2 horas
Local: Museu “Luiz de Queiroz”
Classificação do público: Livre
Vagas: 20 pessoas
Responsáveis:
USP Recicla – Ana Maria de Meira – Educadora da Prefeitura do Campus “Luiz de Queiroz”. Alunos: Mayra Grous, Gabriela Palla Ribas, Fernanda Ceratti
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS MADEIREIROS DA ARBORIZAÇÃO URBANA
Objetivo: Introduzir os conceitos de desenvolvimento de produtos utilizando resíduos madeireiros da arborização urbana como matéria prima e de técnicas de seleção e processamento dos resíduos para fabricação de pequenos objetos de madeira. Será composta por aula teoria e prática. Ao final, cada participante fabricará o produto desenvolvido.
Horário: das 13h às 17h
Duração: 4 horas
Local: Departamento de Ciências Florestais/Laboratório de Processamento Mecânico da Madeira
Classificação do público: Adultos a partir de 18 anos
Vagas: 10 pessoas
Responsáveis: Profa. Adriana Maria Nolasco
VISITAS MONITORADAS
ORQUIDÁRIO PROF. PAULO SODERO MARTINS
Objetivo: Mostrar aos visitantes um banco de germoplasma de orquídeas, da família Orchidaceae, com sua variedade de espécies e gêneros, e da importância da sua conservação ex situ, ou seja, fora do seu local de ocorrência natural.
Horário: Das 9 h às 11h e das 14 h às 16h
Duração: 30 min/sessão
Local: Departamento de Genética/Orquidário Prof. Paulo Sodero Martins
Classificação do público: Livre
Vagas: 30 pessoas/sessão
Responsáveis: Professores: Giancarlo C. Xavier Oliveira e Elizabeth Ann Veasey
PROGRAMA SOLO NA ESCOLA
Objetivo: Promover a Educação em Solos através de demonstrações na Estação Demonstrativa, onde se aprende sobre os processos de formação do solo, suas diferenças e como o uso do solo pela humanidade pode preservá-lo ou destruí-lo.
Horário: das 9h às 17h
Duração: 30 minutos/sessão
Local: Estação demonstrativa solo na escola/Pavilhão de Agricultura.
Vagas: 15 pessoas/sessão
Classificação do público: Livre
Responsáveis:
Departamento de Ciência do Solo – LSO –Prof. Antonio Carlos de Azevedo / Mariana Prudenciato.
MUNDO DOS INSETOS
Objetivo: Apresentar aos participantes a organização de um formigueiro, o meliponário, o borboletário e curiosidade sobre o mundo dos insetos.
Horário: das 14h às 17h – visitas guiadas com início às: 14h, 15h e 16h
Duração: 50 minutos/sessão
Local: Departamento de Entomologia e Acarologia
Vagas: 30 pessoas/sessão
Classificação do público: Livre
Responsáveis:
Departamento de Entomologia e Acarologia – LEA –Prof. Pedro Takao Yamamoto e Prof. Wesley AC Godoy
EXPOSIÇÕES
UMA AGRÔNOMA ENTRE CORES E FORMAS
Objetivo: Engenheira agrônoma formada pela ESALQ/USP na turma de 1981, docente do Departamento de Ciências Exatas da ESALQ desde 1994, com atividades ligadas à Estatística Experimental. Ao longo da vida percebeu que o universo não é feito apenas de integrais, diferenciais e esperanças matemáticas mas é composto de coisas não exatas que dão asas a imaginação. Dessa forma, a pintura e a escultura que a acompanham desde menina, passaram a fazer parte das horas de lazer. Procura retratar o cotidiano rural e as belezas da sua cidade e da maravilhosa ESALQ.
Horário: 8h30 às 17h
Local: Museu “Luiz de Queiroz”
Classificação do público: Livre
Responsável: Sônia Maria De Stefano Piedade – Departamento de Ciências Exatas
EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA
Objetivo: Apresentar a evolução da agricultura, usando as peças e o acervo do Museu.
Horário: 09h30; 10h; 10h30; 11h; 11h30; 13h – 13h30; 14h; 14h30; 15h – 15h30; 16h – 16h30
Duração: 30 min/sessão
Local: Museu “Luiz de Queiroz”
Classificação do público: Livre
Responsáveis:
Serviço de Cultura e Extensão Universitária/Museu “Luiz de Queiroz” – Edno Aparecido Dario
Vagas: 30 pessoas
O CAFÉ NO BRASIL
Objetivo: Demonstrar a evolução da agricultura cafeeira no Brasil e sua contribuição para o Hábito de consumir café no mundo de hoje.
Horário: 10h; 10h30; 11h; 11h30; 13h; 13h30; 14h; 14h30; 15h; 15h30; 16h; 16h30
Duração: 30 min/sessão
Local: Museu “Luiz de Queiroz”
Classificação do público: Livre
Responsáveis:
Serviço de Cultura e Extensão Universitária/Museu “Luiz de Queiroz” – Edno Aparecido Dario
Vagas: 30 pessoas
VOCÊ SABE RECICLAR?
Exposição de materiais recicláveis
Objetivo: Informar à comunidade sobre aspectos da reciclagem que normalmente não são considerados. Muitas embalagens, que o público em geral considera como recicláveis, não encontram mercado em função das limitações da capacidade produtiva das indústrias de reciclagem no Brasil ou de comercialização pelas cooperativas de triagem, e acabam sendo estocadas por longos períodos ou enviadas para aterro. Com essas informações busca-se capacitar o público em geral para uma melhor separação dos materiais que devem ser encaminhados para a coleta seletiva no município.
Horário: Das 11h às 14h
Local: Em frente ao Restaurante Universitário da ESALQ/USP
Horário: Das 14h às 17h
Local: Centro de Vivência da ESALQ, em frente ao USP Recicla
Classificação do público: Livre
Vagas: sem restrição de vagas
Duração: 3 horas/sessão
Responsáveis:
Profa. Adriana Maria Nolasco e Paula Zandoná Pinese
ATIVIDADE FÍSICA
MAT PILATES
Objetivo: Diferente do Pilates praticado em aparelhos, nessa modalidade os exercícios são realizados no solo, podendo ou não ser praticados com auxílio de acessórios como bolas, bandas elásticas e pesos.
MAT pilates exige muito mais força e controle corporal, pois usa o peso de seu próprio corpo durante os exercícios, ou seja, sem a ajuda das molas dos equipamentos.
Benefícios: Pilates contribui para o fortalecimento corporal, reduzir as ocorrências de quedas e melhorias na estabilidade postural em adultos e idosos.
Horário: das 10h às 11h
Local: Pátio do Restaurante Universitário
Classificação do público: Livre
Vagas: 20 pessoas /sessão
Duração: 60 min/sessão
Responsáveis:
Seção de Práticas Esportivas do Campus “Luiz de Queiroz” – SCPRAES – Professores da Prefeitura do Campus “Luiz de Queiroz”: João José de Campos e Osvaldo Luiz Terezani.
Obs: Somente para atividade “AS HISTÓRIAS QUE AS ÁRVORES NOS CONTAM” é necessária inscrição prévia (alvendem@usp.br), informando: Nome, E-mail, Telefone, Área de Atuação. Fonte: Ascom