A Rainforest Alliance, uma das principais certificadoras do mundo, promoverá, em 27 de outubro, um concurso para eleger os melhores cafés certificados da safra 2016.

O evento, que ocorrerá em Patrocínio (MG), terá o apoio da Yara e contará com a avaliação sensorial de aproximadamente 100 amostras de cafés produzidos em fazendas certificadas, a maioria oriundos da região do Cerrado Mineiro, uma das   principais produtoras do País. O evento também contará com a presença do gerente global de café da Yara, João Moraes, e da equipe regional da Yara.   

“O café é uma das principais culturas para a Yara. Além de apoiar iniciativas que promovem a qualidade do café, como o da Rainforest Alliance e da BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais, a empresa promove fóruns permanentes para compartilhar conhecimento com a cadeia produtiva e de valor, como a Conferência Internacional do Café. e outras atividades parte da plataforma NossoCafé. O apoio ao evento é mais uma iniciativa da companhia para valorizar a produção brasileira de cafés  sustentáveis”, diz Thiago Moura, especialista de Pesquisa, Inovação e Cadeia de Valor da Yara Brasil. 

O Brasil lidera a produção e exportação de café, com 34% do mercado mundial, e tem 77% da produção doméstica dedicada ao café Arábica. Em 2016, além de lançar a plataforma NossoCafé, que mais que agregar soluções nutricionais, busca aumentar o conhecimento, trazer inovações e aproximar toda a cadeia da cultura, a Yara promoveu a 1ª Conferência Internacional do Café, que contou com a presença de especialistas de renome no cenário internacional, que debateram a respeito da cultura em quatro painéis, sobre mercado e tendências para o futuro, mudanças climáticas, nutrição de plantas e cafés especiais. Fonte: Ascom