05/03/2021 - 10:00
São Paulo, 5 – A colheita de milho na Argentina alcançou 1,9% da área plantada, um avanço de 1,1 ponto porcentual ante a semana anterior, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires nesta quinta-feira (4), em relatório semanal. Segundo o boletim, os trabalhos estão concentrados no centro da área agrícola, principalmente no centro-norte de Santa Fe e centro-leste de Entre Rios.
A Bolsa manteve a previsão de produção do cereal no país em 46 milhões de toneladas, 5,5 milhões de toneladas a menos do que no ciclo anterior. A Bolsa destacou que, no leste da área agrícola, o rendimento potencial pode ser afetado caso a combinação de altas temperaturas e escassez de chuvas persista na próxima semana.
+ Exportações argentinas de grãos resultam em receita de US$ 1,8 bi em fevereiro
De acordo com a Bolsa, a parcela da safra em condição boa ou excelente diminuiu de 30% para 25%. A parcela em condição regular ou ruim aumentou de 12% para 16%.
Quanto à soja, a Bolsa disse que o tempo mais quente e seco nos últimos sete dias agrava a situação em áreas do centro e do Sul. De acordo com o relatório, 40,8% da primeira safra iniciou o estágio de enchimento de grãos, enquanto 14,9% da segunda safra está formando vagens. A estimativa de produção no país foi mantida em 46 milhões de toneladas, disse a Bolsa, observando que pode haver ajustes caso as condições sigam desfavoráveis.
A parcela da safra em condição boa ou excelente diminuiu de 15% para 10% na semana, disse a Bolsa. Já a parcela em condição regular ou ruim aumentou de 15% para 20%. Setenta por cento apresentam condição normal, sem variação na semana.