01/01/2011 - 0:00
Parceria: aposta no uso da marca Disney para aumentar as vendas da empresa
Um dos pontos altos da charmosa e irresistível paisagem que cerca a cidade de São Joaquim, na região serrana de Santa Catarina, são os pomares de maçãs, que se espalham por seus morros. Ali se concentra quase a totalidade da produção da fruta no Brasil, uma história que começou na década de 70, quando o imigrante japonês Kenshi Ushirozawa trouxe para o País as primeiras sementes da maçã fuji, variedade que responde por 70% do consumo brasileiro e que tem sua primeira matriz até hoje preservada. Além da histórica planta, as sementes trazidas por Ushirozawa também deram origem à Sanjo, cooperativa formada originalmente por imigrantes japoneses e que se tornou uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil, com faturamento anual de R$ 60 milhões. No ano passado, dos pomares de seus mais de 80 cooperados foram colhidas 35 mil toneladas da fruta. Um crescimento de 15% em relação a 2009. Para seguir saboreando os doces lucros oferecidos pela maçã, a cooperativa aposta na intensificação de seu programa de produção, pretende ampliar a parceria com a gigante Disney, de quem já possui o licenciamento para vender pacotes da fruta com a marca, e colocar no mercado outros produtos com maior valor agregado. “Ter a parceria com a Disney dá um grande diferencial de preço. Agora queremos ampliar o uso da marca e para isso estamos investindo na qualidade dos nossos produtos”, explica o presidente da Sanjo, Roberto Yassushi Katto.
Há pouco mais de dois anos a empresa foi pioneira no Brasil na obtenção do selo de produção integrada da maçã (PIM), um sistema certificado pelo Inmetro, que faz a rastreabilidade da fruta em todas as fases de produção, armazenagem e classificação, com rígidos padrões de qualidade. Atualmente todos os 1,1 mil hectares plantados pela Sanjo contam com o sistema. “Fazemos todo o acompanhamento com cada cooperado, com análises laboratoriais periódicas e químicas”, ressalta o presidente. “Isso é um grande diferencial, já que o mercado está cada vez mais exigente com a qualidade dos produtos e nós fazemos toda a segurança alimentar, o controle biológico natural de pragas e doenças e a consequente preservação ambiental”, complementa.
Processo: programa garante qualidade das frutas em todos os processos de produção
R$ 60 milhões é o faturamento anual da cooperativa
Com todo esse controle, a ideia é investir em uma nova linha de produtos, também ancorada na marca Disney. “Temos contrato de exclusividade com a Disney para a venda de pacotes de maçãs. Pretendemos lançar uma linha de sucos integrais com os personagens Disney nas embalagens. Isso oferece um grande diferencial de preço”, planeja. Para tanto, a empresa está investindo em novas e modernas instalações e pretende expandir sua área plantada.
Enquanto o acordo com a multinacional dos desenhos animados não sai, Katto vislumbra um ano de colheita farta para a Sanjo. “Devemos ter uma safra melhor do que a do ano passado. Acredito que os resultados superarão nossas metas”, finaliza.
Por dentro da maçã