São Paulo, 9 – A colheita de soja da safra 2023/24 no Paraná atingiu 1% da área total estimada no Estado, até segunda-feira, 8. A informação é do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Estado.

As lavouras com a oleaginosa apresentam as seguintes condições: boa (71%) média (24%) e ruim (5%). Em relação às fases das lavouras de soja: 6% estavam em desenvolvimento vegetativo; 25% em floração; 53% em frutificação e 16% da soja estava em fase de maturação.

Com relação ao milho de verão, 1% da área projetada para o Estado estava colhida até a segunda-feira. As lavouras com o cereal apresentam as seguintes condições: 77% das lavouras apresentam boa condição; 20% condição média e 3%, ruim.

As fases das lavouras de milho são as seguintes: 2% estavam em desenvolvimento vegetativo; 13% em floração; 54% em frutificação e 31% do milho estava em fase de maturação.

Segundo o Deral, entre os dias 2 e 3 de janeiro, o tempo ficou abafado em todo o Paraná, com chuvas fracas nas regiões oeste e sudoeste. Na quinta, 4, o tempo permaneceu estável com alto risco de incêndio em grande parte do Estado. Entre os dias 6 e 8, houve predomínio de sol, com temperaturas mais elevadas e calor intenso.