09/03/2020 - 13:18
São Paulo, 9 – Depois de Marfrig e JBS, a BRF também investe no mercado de produtos à base de proteína vegetal no País. A empresa está lançando uma linha de congelados com a marca Sadia Veg&Tal, feitos à base de vegetais, que inclui hambúrguer, nuggets, bacon e tortas. De acordo com o vice-presidente de Mercado Brasil da BRF, Sidney Manzaro, em entrevista exclusiva ao Broadcast Agro (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a empresa pesquisou, no mundo, 14 diferentes tecnologias de produção de processados à base de proteína vegetal antes de fechar o acordo comercial com a holandesa Vivera Foodgroup.
+ Molina: Marfrig pode abrir capital no exterior se for do interesse do acionista
+ Embrapa desenvolve hambúrguer sem carne
Com a Vivera, que atuava em carnes e se dedica à produção de alimentos à base de vegetais desde 2012, a companhia desenvolveu o hambúrguer, o nugget e o bacon, que serão produzidos na Holanda e comercializados pela BRF no Brasil sob a marca Sadia Veg&Tal. Já as tortas foram desenvolvidas pela própria BRF e serão produzidas na unidade de Ponta Grossa (PR).
Entre os vegetais que compõem o hambúrguer da nova linha estão proteína de soja, beterraba, óleo de coco e óleo de girassol. No caso dos nuggets, os ingredientes incluem proteína de soja, flocos de milho e fibra de batata. As tortas são à base de iogurte, nos sabores brócolis e espinafre.
Manzaro não informou o investimento na nova linha de produtos, mas afirmou que a maior parte do aporte foi destinada à pesquisa.
A nova linha de produtos faz parte da plataforma de inovação da BRF, que inclui linhas como a Sadia Bio, Sadia Speciale e Qualy Vita. De acordo com o executivo, a meta da BRF é que as linhas dessa plataforma contribuam com 10% da receita líquida da empresa em 2023. Hoje, perfazem 3%. “Inovação é um pilar estratégico nosso. Dentro da plataforma, o objetivo é que 10% da receita venha de inovação.” Ele não informou, entretanto, o quanto apenas a nova linha de produtos deve representar no faturamento da companhia.
Manzaro acrescentou que a BRF preferiu não ser pioneira no lançamento de processados congelados à base de vegetais porque deu prioridade à busca de uma tecnologia que permitisse a produção de itens “com sabor e qualidade e que agradem ao paladar do brasileiro”. “Não queremos entregar algo parecido com carne, queremos entregar um produto com sabor e qualidade”, disse.
E, embora esteja entrando nesse mercado depois de outras grandes do setor de carnes, a BRF tem grandes ambições. Manzaro afirmou que a empresa “investiu para ser líder” no segmento que começa a surgir no Brasil. “A expectativa é de que a preferência do consumidor prevaleça também nessa categoria”, acrescentou.
O consumidor alvo da nova linha de produtos da BRF são vegetarianos, veganos e também os chamados “flexetarianos”, aqueles que querem variar a refeição e terão a opção de escolher o produto à base vegetal, segundo Manzaro. Num primeiro momento, a BRF vai comercializar os produtos da nova linha em São Paulo, onde sua performance será avaliada. Depois, haverá distribuição no Sudeste e então no restante do Brasil.