São Paulo, 5 – A venda de máquinas agrícolas e rodoviárias no mercado interno atingiu 3,9 mil unidades em maio, alta de 23,3% em relação a maio do ano passado e de 61% na comparação com abril. No acumulado de janeiro a maio, foram 15,7 mil unidades vendidas, aumento de 0,9% ante igual período de 2019. Os números foram divulgados nesta sexta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“Esses números representam a saída de máquinas para as concessionárias”, disse o vice-presidente da Anfavea para o segmento, Alfredo Miguel Neto. “Tivemos 20 dias de isolamento e agora estamos abrindo aos poucos. Houve, então, um rápido crescimento em função do fechamento e da rápida reabertura em seguida. Não está tão claro nas vendas para o consumidor direto”, disse.

+ Empresa transfere feirão de tratores e máquinas agrícolas para o mundo virtual
+ Setor de máquinas agrícolas registra em abril a mais baixa produção desde 2016
+ Vendas de máquinas agrícolas nos EUA e Canadá recuam em março

Para o mercado externo, as vendas somaram 747 unidades em maio, queda de 39,4% sobre o número de maio do ano passado, mas avanço de 56,9% em relação a abril. No acumulado de janeiro a maio, as exportações atingiram 3,5 mil unidades, baixa de 31,1% na comparação com igual período de 2019.

A produção de máquinas agrícolas e rodoviárias, por sua vez, registrou 3,6 mil unidades em maio, retração de 29,5% ante o volume de maio do ano passado, mas crescimento de 96,5% na comparação com abril. De janeiro a maio, foram 15,7 mil unidades produzidas, contração de 22,5% em relação aos primeiros cinco meses de 2019.