13/10/2016 - 15:31
O setor agrícola brasileiro cresceu 335% nos últimos 35 anos, com produção superior a 200 milhões de toneladas de grãos anuais. A pecuária também obteve crescimento expressivo, 38,2% nos últimos 10 anos, alcançando 12,38 milhões de toneladas de carne bovina no ano passado. Esse cenário, de crescimento consistente da produção e elevados índices de produtividade, é resultado da eficiência e do uso, em larga escala, de novos processos tecnológicos, novos equipamentos e pesquisas.
A 2ª edição do “Diálogo Agrícola Brasil-Estados Unidos”, organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), traz a tecnologia como tema principal. Os debates, com a presença de especialistas dos setores públicos e privados, vão considerar duas perguntas básicas: o que fazer para aumentar a produtividade no campo e formas de disseminar o conhecimento tecnológico, especialmente ao pequeno e médio produtor.
O evento será realizado na sede da CNA, em Brasília, na quarta-feira (19/10). A abertura será feita pelo presidente da CNA, João Martins, e contará com a Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde.
Serão cinco painéis de debates, ao longo de todo o dia, com destaque para temas como “O Futuro da Agricultura: Cultivando com Inteligência”, “O Papel das Tecnologias Frente às Incertezas Climáticas” e “Big Data e a Nova Revolução Tecnologica”.
O primeiro Diálogo teve como tema Política Agrícola, com foco em mecanismos de seguro rural. A ideia era buscar, na experiência dos americanos, elementos que ajudassem o Brasil na formulação de uma nova política agrícola, plurianual, que fosse abrangente e que permitisse que o produtor brasileiro planejasse sua produção de forma mais segura e eficiente.
Para a edição deste ano foi desenvolvido um aplicativo especial do evento, em que os participantes terão acesso a informações prévias sobre os temas discutidos e o currículo dos painelistas. Também será possível fazer perguntas pelo próprio aplicativo ao final de cada sessão. O aplicativo Diálogo Agrícola já está disponível na App Store, para smartphones iOS, e na Google Play, para smartphones Android.
SERVIÇO:
“Diálogo Agrícola Brasil-Estados Unidos”
Onde: Sede da CNA em Brasília. Edifício Antônio Ernesto de Salvo, Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN), Quadra 601, Lote K.
Quando: Quarta-feira, (19/10/2016). A partir das 8h da manhã.
Onde baixar o aplicativo:
https://itunes.apple.com/us/app/dialogo-agricola/id1152473840
https://play.google.com/store/apps/details?id=net.moblee.dialogoagricola