A cidade de Indaiatuba (SP), famosa pelo grande plantel de equinos, haras de destaque e centros hípicos importantes, sediará o mais importante evento equestre do Cavalo Árabe no Brasil: a 35ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe está marcada para os dias 16 a 20 de novembro de 2016, no Helvetia Riding Center.

Mais de 500 animais de sangue árabe estão presentes no maior evento da raça na América Latina. Todos os animais foram selecionados durante competições realizadas ao longo do ano em diversos estados do Brasil. Somente os melhores nessas competições garantiram vagas para a Nacional, o que enaltece a grandiosidade e a qualidade da exposição.

“A Exposição Nacional do Cavalo Árabe é a oportunidade de conhecer o que o Brasil tem de melhor na raça, tanto em provas de conformação (halter) quanto em provas funcionais (montadas). Trata-se uma exposição de altíssimo nível, que reúne somente os melhores animais do plantel nacional, classificados em provas regiões em todo o país. A expectativa é a melhor possível”, comenta Fábio Amorosino, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).

A 35ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe abrigará provas de diferentes naturezas: Halter (conformação), Performance (Western e English Pleasure), Hipismo Rural e Clássico, além das tradicionais montadas (Copa Ancaf de 3 Tambores , Copa Nacional de 6 Balizas e Cross Country). Serão mais de 500 animais de sangue árabe competindo e apresentando suas habilidades em provas de diversos estilos, comprovando toda sua versatilidade e desenvoltura.

Os jurados Ferdinand Huemer (Áustria), Joseph Polo, Mark Wharton e Richard Petty (Estados Unidos) e o brasileiro Luiz Eduardo Moreira Caio serão responsáveis pela avaliação dos animais em pista na modalidade de Halter e Performance.

Além de jurados internacionais, a Nacional do Cavalo Árabe atrai grande público, inclusive de outros países, interessados nos animais criados no Brasil. “O Cavalo Árabe brasileiro tem sua qualidade reconhecida internacionalmente, Recentemente, na Copa das Nações, em Aachen (Alemanha), uma das mais importantes exposições europeias do Cavalo Árabe, criadores brasileiros tiveram animais de premiação Ouro, Prata e Bronze”, informa o presidente da ABCCA.

“A Exposição Nacional do Cavalo Árabe é sempre um momento de muita festa e confraternização dos arabistas. As inúmeras competições atraem o interesse de criadores espalhados pelo mundo todo, o que engrandece o evento mais importante da raça na América Latina”, afirma Pedro Amaral, vice-presidente de exposições da ABCCA.

Team Penning e Ranch Sorting: A Nacional do Cavalo Árabe abrigará, também, a última etapa da Copa Nacional Avert de Team Penning e Ranch Sorting (apartação), modalidade que tem atraído cada vez mais competidores interessados em usar o cavalo árabe em uma prova que une inteligência, versatilidade e resistência na lida com o gado.

Leilão Céu Estrelado: No dia 18 de novembro, às 21h, Umberto Bonini, proprietário do haras Céu Estrelado (Jaguariúna, SP), promoverá leilão de 24 lotes de éguas e potrancas com pedigrees extremamente modernos e consagrados.

Filhas de MARWAN AL SHAQAB, MAGNUM PSYCHE e VERSACE, dentre outros grandes reprodutores vencedores de diversas exposições no Brasil e exterior, serão colocadas à venda pela propriedade. “Priorizamos a qualidade dos animais ofertados durante a Nacional. Será a oportunidade de adquirir filhas de consagrados reprodutores e éguas premiadas em exposições muito importantes da raça árabe”, comenta Nelson Pinto Moreira, organizador do remate. Fonte: Ascom