03/11/2016 - 12:09
Criada em 2014 para incentivar a adoção de políticas públicas que estimulem uma agricultura competitiva e de baixo carbono, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura confirmou participação no UNICA Fórum 2016. Formada por mais de 120 organizações não governamentais, multinacionais e entidades empresariais, entre elas a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a iniciativa visa posicionar o País na liderança global por uma economia sustentável.
O representante da Coalizão, Marcelo Furtado, está confirmado como um dos palestrantes da terceira sessão plenária do evento que será realizado no dia 28 de novembro, no Teatro Principal do World Trade Center (WTC) em São Paulo (SP).
Ao lado de representantes do Governo e especialistas de renome internacional, como a analista em Créditos de Carbono e diretora da Climate Bonds Initiative, Justine Leigh-Bell, o ex-diretor-executivo do Greenpeace Brasil e atual diretor do Instituto Arapyaú abordará o tema “As Bioenergias e a Viabilização dos Compromissos Assumidos na 21ª Conferência do Clima (COP21)”.
“A Coalizão estará presente no Fórum porque entende o papel decisivo da indústria canavieira para o desenvolvimento sustentável do Brasil e sua capacidade de contribuição para enfrentar os desafios socioambientais que as mudanças climáticas apresentam ao mundo. Com diálogo amplo e investimento em inovação conseguiremos uma transição segura para uma economia de baixo carbono”, afirma Furtado.
Para a presidente da UNICA, Elizabeth Farina, “a participação da Coalizão no evento é imprescindível, pois se trata de um dos movimentos mais representativos da sociedade civil em termos de agendas de proteção, conservação e uso sustentável das florestas e agricultura.”
Currículo
Engenheiro químico com mestrado em energias renováveis pela Escola de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo e membro do programa da Yale World Fellow, Marcelo Furtado trabalha com a promoção de políticas públicas para mudanças climáticas há mais de duas décadas.
É diretor-executivo do Instituto Arapyaú desde 2013. Atuou por mais de 20 anos no Greenpeace e foi diretor-executivo da organização no Brasil entre 2008 e 2013. Faz parte do grupo que criou e lançou a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e atualmente desempenha o papel de articulador da Coalizão, que reúne mais de 150 organizações.
Confirmados
Em seu ano de estreia, o UNICA Fórum, que será ancorado pelo jornalista Willian Waack, terá quatro plenárias e cerimônias de abertura e encerramento. Além de Furtado e Justine Leigh-Bell, destaque também para as seguintes presenças: Henrique Meirelles, ministro da Fazenda; Pedro Parente, presidente da Petrobras; Luiz Augusto Noriega Barroso, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Antonio Megale, presidente da Anfavea; Luiz Roberto Pogetti, presidente do Conselho da Copersucar; Pedro Mizutani, vice-presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen e presidente do Conselho Deliberativo da UNICA; e Paolo Corvo, diretor global de Desenvolvimento de Negócios para Bioenergias da multinacional Clariant.
Inscrições
As inscrições para o UNICA Fórum 2016 podem ser feitas exclusivamente por meio da página oficial do evento no site da UNICA (clique aqui). Inscrições com 25% de desconto foram prorrogadas até 07/11 (próxima segunda-feira).
O seminário será organizado pela multinacional suíça MCI Group, maior realizadora de congressos do mundo, e pela MediaLink, consultoria dirigida pelo ex-diretor de Comunicação da UNICA, Adhemar Altieri. Patrocinado pelas empresas FMC, Syngenta, Bayer, Clariant, Honda, Amyris e Energisa, o Fórum é apoiado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), União dos Produtores de Bioenergia (Udop) e Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab).
Fórum e Summit
O Fórum 2016 repete uma parceria de sucesso que produziu, em 2015, o Ethanol Summit, um dos principais eventos mundiais sobre energias renováveis com foco no etanol e outros produtos sustentáveis fabricados a partir da cana.
A próxima edição do tradicional Ethanol Summit, marcando o 10º aniversário do evento, será nos dias 19 e 20 de junho de 2017 no Golden Hall do WTC (SP). A partir da primeira edição do Fórum em novembro, os dois eventos vão se revezar, cada um ocorrendo a cada dois anos, mantendo aceso o debate sobre como os derivados sucroenergéticos podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas. Fonte: Ascom