O anúncio do Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019 está marcado para hoje 6, a partir das 11 horas no Palácio do Planalto, com a presença de Michel Temer e do ministro da Agricultura Blairo Maggi. Mas já está divulgado na imprensa, desde ontem para o jornal Valor, os detalhes do que será anunciado hoje.

De acordo com o jornal, o valor em recursos para o Plano Safra 2018/2019, será de R$ 191,1 bilhões, 1,5% superior ao plano anterior. Em relação às taxas de juros, ainda de acordo com as informações fornecidas ao jornal, a redução será de 1,5 ponto porcentual para as taxas de custeio e de investimento. Isso significa juros entre 6% e 7% ao ano. Nas taxas da linha PCA (armazéns) e para o Inovagro, o índice será de 6%.

Na semana passada, durante sua passagem por São Paulo, no Brasil Investment Forum, o ministro Maggi falou com exclusividade à DINHEIRO RURAL que o plano estava sendo elaborado para que não haja nenhum problema na passagem para o próximo governo. “O que houve no passado foi um descompasso em relação às cooperativas”, disse ele. “Nós estamos trabalhando para apresentar um plano adequado ao momento, na próxima terça 5”.