As jovens empreendedoras Sandrinha Faria e Camila Schuenk, formadas no programa Novos Rurais, do Instituto Souza Cruz, estiveram nesta sexta-feira, dia 31, ana sede da empresa, no Centro do Rio de Janeiro.

As jovens vieram da região rural de Nova Friburgo, na serra fluminense, para apresentarem seus produtos e conversarem com os colaboradores da Souza Cruz sobre suas atividades. O encontro faz parte das comemorações dos 15 anos do Instituto Souza Cruz.

Camila tem 20 anos e produz mudas de couve mineira, couve-flor, brócolis, tomate, salsa e pimenta. “Com o apoio do Instituto Souza Cruz, fizemos uma estufa para produzir até 220 mil mudas, com a redução de custos para a família e ampliação da renda, vendendo para a comunidade”, diz a jovem produtora, que obteve crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para complementar o recurso.

Com a instalação de uma cozinha industrial, Alessandra (Sandrinha) Faria, 18 anos, ampliou sua produção de doces artesanais. “Além dos conhecimentos discutidos em sala de aula, o programa contribuiu para eu aumentar a produção de doces artesanais, com a instalação de uma cozinha industrial, e conseguir uma renda extra para a família”, conta a confeiteira.

Programa Novos Rurais

O programa Novos Rurais é a principal iniciativa do Instituto Souza Cruz, que comemora 15 anos de existência, com uma trajetória repleta de conquistas no campo: a organização já beneficiou cerca de 2,3 milhões de pessoas diretamente nos 27 estados do País a partir de 25 projetos – próprios e com 240 parceiros institucionais – com foco na agricultura familiar, sustentabilidade e juventude rural.

Lançado em 2012, o Programa já atendeu 1.165 jovens em seis estados, com apoio financeiro a 373 projetos de empreendedorismo (Unidades de Referência). No ano passado, o Programa foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) – que lidera os esforços internacionais de erradicar a fome e a insegurança alimentar – entre as boas práticas para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Fonte: Ascom