Já está no mercado o primeiro açúcar mascavo que informa ao consumidor detalhes de sua produção desde a origem, inclusive a variedade da cana e a geolocalização da fazenda, além da análise microbiológica e parâmetros físicos e químicos, como teor de sacarose, umidade e cor. O produto é resultado da parceria entre a Embrapa Agricultura Digital e a Usina Granelli. A Embrapa desenvolveu o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), que usa tecnologia blockchain e foi customizado para o açúcar Granelli. O projeto ainda teve o apoio da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana).

Proteção
Atenção com os pontos frágeis

Levantamento feito pela startup Unxpose, especializada em cibersegurança, mostrou que grandes companhias do agronegócio estão em risco cibernético. Em média, as companhias analisadas apresentaram 137 pontos de vulnerabilidade, por onde criminosos podem alcançar dados, aplicativos, redes e computadores. “Como essas empresas têm muitas interfaces administrativas expostas, que são compartilhadas com clientes, colaboradores e investidores, esse tipo de falha de segurança pode dar acesso a informações sensíveis e de alto valor”, afirmou o cofundador da Unxpose, Josemando Sobral.

Floresta 4.0
Dexco em busca de inovações

istockphoto

Agtechs ganharam uma oportunidade de gerar soluções para o setor florestal. A Dexco, dona das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto, firmou parceria com a AgTech Garage em busca de soluções para avançar no desenvolvimento de novos produtos a partir da madeira, na transformação digital para a floresta 4.0 e na mecanização e automação de operações.

Gestão
Imagens, dados e biotecnologia

Nolan Berg

O produtor pode tomar decisões mais seguras e utilizar melhor seus insumos quando olha a lavoura de forma ampla, mas também mais pontual. Essa é a premissa que gerou uma parceria de negócios entre as agtechs Auravant e Biome4all. A primeira reúne e interpreta dados digitais de diferentes fontes (imagens de satélite, drone, clima e mapas de rendimento), enquanto a segunda usa a biotecnologia para, a partir de amostras de solo, fazer sequenciamento genético de fungos, bactérias e nematoides e informar sobre a qualidade da terra.

Startups
Valor das soluções tecnológicas

Divulgação

O cofundador e diretor da agtech Sima para Brasil e Latam, Maurício Varela, participou da Semana da Agricultura Digital, um fórum organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com apoio de Bayer, Microsoft e Banco Mundial, realizado em maio, na Costa Rica. O executivo voltou do encontro convencido de que as soluções digitais são um meio importante para gerar bem-estar e dignidade. “A transformação digital agrícola deve ser entendida e promovida a partir de uma perspectiva ampla, considerando aspectos éticos, legais, políticos e econômicos”, disse.

Sustentabilidade
Ciência de ponta para a Amazônia

Christian Edelmann

O Boston Consulting Group reuniu mais de 110 jovens para a quarta edição de seu desafio de ciência de dados, o BCG Gamma Challenge, com o intuito de promover o desenvolvimento econômico sustentável na Amazônia. Dos três projetos finalistas, dois se basearam em modelos de machine learning — um com foco em agricultura familiar e outro voltado para o aumento da renda per capta. O terceiro trabalhou com algorítimos de agrupamento para definir munícipios que seriam referência para os demais e práticas que poderiam ser personalizadas para aprimorar os resultados de cada região.

Pecuária
mais Controle e transparência

Leonidas Santana

A startup SpaceVis desenvolveu uma solução para ofecer rastreabilidade à cadeia produtiva de carne bovina, otimizar a gestão de rebanhos e fazendas e dar mais segurança aos frigoríficos na aquisição dos animais. A inovação, chamada de CattleVis, utiliza a plataforma Corda, desenvolvida pela R3, e é baseada em IoT (com brincos GPS), infaestrutura de conectividade, software e blockchain.

Legislação
Literatura sobre LGPD

Divulgação

Para quem ainda tem dúvidas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Associação Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital (AsBraAP) e a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) criaram uma cartilha específica sobre o tema e voltada para o agronegócio. A publicação, que tem o apoio de Corteva, John Deere e Luchesi Advogados, está diponível para dowload gratuito nos sites da AsBraAP e da Brasscom.