30/01/2025 - 15:47
A Synerjet e a norte-americana Pyka anunciaram, nesta quinta-feira, 30, em São Paulo, uma parceria para a comercialização no Brasil da Pelican Spray, primeira aeronave agrícola autônoma que funciona de forma 100% elétrica que chega ao país.
O veículo será utilizado para a pulverização de defensivos agrícolas em diversas culturas, tem uma carga máxima de 300 litros e, de acordo com as companhias, é recomendável para produtores com áreas acima de 500 hectares.
“Crescer a nossa presença com o Brasil é um desafio. Considerando o tamanho da indústria agrícola no Brasil, trazer um progresso tecnológico tão grande é realmente um motivo de orgulho para todos nós”, afirmou Michael Norcia, CEO da Pyka, fabricante do veículo.
A Pyka nasceu no Vale do Silício, especializada na construção de aviões autônomos de uso agrícola e de transporte de cargas. Já a Synerjet atua na venda de aeronaves para diversas áreas, inclusive a agrícola. Atualmente a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) só permite o uso desse tipo de veículo em ambiente agrícola, já que ele não sobrevoa por cima de casas ou pessoas.
O veículo, fabricado nos EUA, não precisa de um piloto, já que ele decola e pousa automaticamente. Ele também conta com ajuda de Inteligência Artificial para identificar a irregularidades do terreno.
Qual a diferença para um drone?
As empresas afirmam que a aquisição da aeronave autônoma pode substituir as aeronaves tripuladas tradicionais e os pulverizadores terrestres, como tratores. A principal diferença para os drones de pulverização que já existem no mercado nacional é a sua capacidade de carga. Enquanto um drone pode levar no máximo 60 litros, a aeronave tem carga máxima de 300 litros e pode voar até 35 minutos com a carga máxima.
Entregas no Brasil começarão em 2026
A expectativa das companhias é vender 20 aeronaves em 2025, com as entregas começando em 2026. Para embasar esse crescimento, o diretor de Vendas e Inovação da Synerjet, Matheus Dallaqua, reforça que foram vendidos mais de 140 aeronaves convencionais agrícolas no Brasil em 2024. Hoje a Pyka conta que tem 10 clientes no mundo inteiro e no Brasil existe uma parceria com a SLC Agrícola, que vai começar a usar um avião ainda em 2025. Também existem outras duas empresas parceiras, que não foram divulgadas.
“A expectativa de 20 vendas são baseadas em outros mercados pelo mundo. Estamos lançando essa novidade hoje e vamos participar de diversas feiras em 2025, começando pela Show Safra, em Lucas do Rio Verde. Acreditamos que até o final da década o mercado brasileiro já tenha tamanho para absorver 100 dessas aeronaves por ano”, afirmou.
Economia e preço
Baseado em outras aeronaves do mesmo modelo que já estão em operação pelo mundo, Dellaqua afirmou que a aquisição do veículo pode representar uma economia de mais de 200% na aplicação dos defensivos e na manutenção do veículo em comparação com um trator tradicional.
“O custo da pulverização por hectare é de US$ 1,55 com o Pelican enquanto o de um trator convencional custa US$ 4. Outra vantagem é que ele permite uma pulverização noturna, o que faz com que os defensivos biológicos funcionem melhor e haja uma economia também nesse aspecto”, afirmou o executivo.
Outros aspectos da economia é a manutenção mais barata e simples do que a de um trator, e a economia de combustível, já que o modelo é elétrico.
O preço da novidade ainda não foi divulgado pela empresa, mas deve ficar entre um trator pulverizador de grande porte e um avião agrícola do modelo Ipanema, da Embraer, que pode ser encontrado por volta de R$ 2,9 milhões.
Confira outros detalhes
Velocidade máxima: 148 km/h
Duração da bateria: 35 minutos (10 min de reserva) – 2 voos completos com peso máximo
Decolagem com peso máximo: 180 metros de pista
Volume do hooper: 300 litros
Largura da faixa de aplicação: 18 metros
Coeficiente de variação das gotas: 15% na faixa de 18 m
Produtividade: 90 hectares / hora a 10L /hectare
Motores: Quatro motores elétricos
Potência: 100 Kw combinados
Bateria: Íon de lítio de 18 kWh
Envergadura: 11,5m/ 38 pés
Peso máximo de decolagem: 599 kg
Carga útil máxima: 300 kg